Regulamento da 14ª Mostra de Iniciação Científica

Regulamento da 14ª Mostra de Iniciação Científica

Regulamento da 14ª Mostra de Iniciação Científica –MIC

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Inovação, Pesquisa e Extensão (PROIPPEX) da Universidade da Região da Campanha (URCAMP), com sede em Bagé-RS, no uso de suas atribuições, estabelece as normas e as condições para a inscrição de trabalhos na 14ª Mostra de Iniciação Científica, um dos eventos inseridos no CONGREGA URCAMP 2017, que se realizará de 23 a 27 de outubro, na URCAMP – CAMPUS Bagé.

A 14ª Mostra de Iniciação Científica propõe-se a divulgar os resultados da produção técnico-científica de estudantes de graduação que estão começando a trabalhar com pesquisa, bem como contribuir para a formação de recursos humanos nesta área.

Disposições Gerais

Da inscrição de trabalhos

Artigo 1º – Poderão participar da Mostra de Iniciação Científica do CONGREGA URCAMP 2017:

discentes – como autor principal e coautor da Graduação da URCAMP e de outras instituições de nível superior; docentes e pesquisadores – como orientador; profissionais de nível superior – como coautores. O orientador deverá se responsabilizar para que não ocorra plagio.

Parágrafo único: O número máximo de participantes por trabalho inscrito deverá ser de 1 (um) autor, mais 4 (quatro) coautores e 1 (um) professor orientador.

Artigo 2º – A inscrição deverá ser feita somente através de formulário específico, encontrado no site do CONGREGA URCAMP 2017 (http://congrega.urcamp.edu.br).

A inscrição de trabalhos deverá obedecer aos seguintes requisitos:

O autor preencherá os dados referentes ao trabalho; cada trabalho deverá ser inscrito, individualmente, por um dos autores, ficando expressamente vedadas as inscrições múltiplas de um mesmo trabalho.

Artigo 3º – Para a submissão de trabalhos, será necessário o pagamento da taxa de inscrição junto às agências bancárias credenciadas.

Artigo 4º – O autor, no ato da inscrição, desde logo autoriza a UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA – URCAMP a publicar o seu trabalho no site, nos Anais, na revista do CONGREGA URCAMP 2017 e em quaisquer outros meios de divulgação do evento, sem encargos de qualquer natureza, inclusive autorais.

1º – Os trabalhos selecionados não serão revisados quanto à ortografia e à gramática.

2º – O inscrito é responsável pela veracidade das informações referentes à titulação e aos dados de identificação dos autores do trabalho inscrito.

3º – O autor deverá, formalizar em documento anexo, a declaração sobre o ineditismo ou a autenticidade do trabalho apresentado, conforme o caso, considerando que a Instituição NÃO se responsabilizará por eventual violação de Direitos Autorais.

Artigo 5º – O tema dos trabalhos submetidos à 14ª Mostra de Iniciação Científica deve estar inserido em uma das seguintes áreas do conhecimento:

I – Ciências Humanas;

II – Ciências Sociais Aplicadas;

III – Ciências da Terra;

VI – Ciências Biológicas;

V – Ciências da Saúde;

VI – Ciências Agrárias;

VII- Saúde Animal:

VIII – Engenharias;

IX – Linguística, Letras e Artes;

X – Outros (Bioética, Ciências Ambientais, Defesa, Divulgação Científica).

Artigo 6º – participante poderá inscrever até dois (02) trabalhos, como primeiro autor.

1º Os trabalhos poderão ser submetidos em Língua Portuguesa, Língua Espanhola ou Língua Inglesa, considerando a nacionalidade do autor.

Artigo 7º – A inscrição implica na concordância e na aceitação de todas as cláusulas e condições do presente Regulamento, por parte do(s) inscrito(s).

Das normas do trabalho

Artigo 8º – trabalhos deverão seguir as seguintes exigências de apresentação e formatação:

  1. introdução;
  2. objetivos;
  3. metodologia;
  4. resultados parciais ou finais;
  5. conclusões ou considerações finais.

1º – O resumo não deverá ultrapassar o limite de 3.500 caracteres, devendo ter no mínimo 2.500 caracteres e 03 (três) palavras-chave.

2º – O resumo deverá ser escrito na forma não estruturada (texto corrido em único parágrafo), sem parágrafo no início das linhas, sem tabulações, sem qualquer efeito artístico, sem marcadores ou numeradores, sem timbre, cabeçalho ou rodapé. Não será permitida citação no resumo.

3º – Os trabalhos deverão ser escritos segundo normas vigentes da ortografia cujo trabalho foi submetido.

Da seleção de trabalhos

 

Artigo 9º – Os trabalhos recebidos serão encaminhados à Comissão Técnico-Científica, sem a identificação dos autores, e serão avaliados por uma banca de avaliadores na condição de duplo cego, sendo dois avaliadores selecionados entre o corpo docente da URCAMP, e em caso de discordância na avaliação um terceiro avaliador da área de conhecimento será convocado.

A avaliação dos trabalhos ocorrerá de acordo com os seguintes requisitos:

  1. adequação às normas do Evento;
  2. relevância do tema;
  3. adequação metodológica;
  4. adequação e coerência entre problematização, objetivos, metodologia do trabalho e resultados atingidos e/ou esperados;
  5. clareza e redação (normas da Língua Portuguesa).

Artigo 10 – O resultado da seleção dos trabalhos será divulgado no site do CONGREGA URCAMP 2017.

Artigo 11 – Após a divulgação dos trabalhos aprovados na página do CONGREGA URCAMP 2017, os autores deverão confeccionar o pôster correspondente, de acordo com as normas deste regulamento e modelo disponibilizado no site http://congrega.urcamp.edu.br.

A confecção do pôster é de inteira responsabilidade do autor

Artigo 12 – Os trabalhos reprovados pela Comissão Julgadora serão automaticamente desconsiderados.

Da sessão de pôster

Artigo 13 – A fixação do pôster no formato exposto (suporte ou espaço indicado pela organização) é de responsabilidade dos autores.

1º – Não será permitida fixação, apresentação e disputa à premiação, de pôsteres fora das normas do regulamento.

Artigo 14 – Os pôsteres deverão ficar expostos no período previamente determinado pela Comissão Organizadora durante a realização do Congrega URCAMP 2017.

1º – As datas, horários e locais de fixação, apresentação e retirada dos pôsteres serão publicados no site: http://congrega.urcamp.edu.br.

Artigo 15 – É obrigatória a presença do autor ou de pelo menos um dos autores (no caso dos trabalhos realizados em grupo), durante todo o período de exposição dos pôsteres/demonstração de trabalhos. A ausência dos autores, bem como a retirada do pôster antes do término da mostra, implica necessariamente, a sua desclassificação para o concurso.

 

Artigo 16 – Durante a sessão de pôsteres, os inscritos deverão realizar a apresentação oral do seu trabalho aos visitantes.

Artigo 17 – O pôster de iniciação científica deverá obedecer, na sua forma de apresentação escrita, os seguintes critérios:

1-instituição;

2-título;

3-autores e orientador;

4-introdução (objetivos, justificativa e embasamento teórico);

5-metodologia;

6-resultados;

7-conclusões ou considerações finais;

8-referências – as referências deverão ser atuais conforme a área.

 

Da apresentação de trabalhos

Artigo 18 – A impressão do pôster deverá ser em uma única lâmina, nas dimensões de 80 cm de largura e no máximo 1,10m de altura. Fica expressamente vedada a impressão do trabalho em folhas soltas.

Artigo 19 – A avaliação dos trabalhos de iniciação científica incidirá sobre o resumo, de acordo com critérios especificados no §2º do artigo 8º do presente regulamento.

Artigo 20 – A apresentação do pôster deverá observar os critérios abaixo:

1-domínio do assunto;

2-postura;

3-pontualidade;

4-estrutura metodológica do trabalho;

5-estrutura e organização do pôster, conforme as normas do evento.

Artigo 21 – A Comissão Avaliadora poderá, tomando o conhecimento de qualquer violação aos dispositivos do presente regulamento, a qualquer momento, mesmo após a divulgação dos resultados, anular a premiação tornando pública essa irregularidade.

Parágrafo único: A apresentação oral pode ser realizada pelo autor ou coautor(es) do trabalho, não podendo o orientador participar deste processo. O apresentador deverá, necessariamente, estar inscrito e credenciado no evento.

Da premiação

Artigo 22 – O Congrega URCAMP 2017 premiará, na forma do presente regulamento, as Linhas de Pesquisa, vinculadas às grandes áreas do CNPq, registrados na PROIPPEX/URCAMP, constantes no Artigo 5º.

Artigo 23 – A nota final do trabalho será a média entre o trabalho submetido ao sistema e a média da apresentação. O Congrega URCAMP premiará, na forma do presente regulamento, o trabalho com a maior nota, desde que maior que 8,5 (oito vírgula cinco), em cada uma das áreas do conhecimento. Os critérios avaliados pela banca, na apresentação e na inquirição, serão: domínio do assunto, conhecimentos correlatos, postura, qualidade da apresentação, uso do idioma, raciocínio lógico.

Do Julgamento para premiação

Artigo 24 – A Comissão Avaliadora que fará a seleção e julgamento dos trabalhos de iniciação científica será composta por, no mínimo, 02 (dois) membros (professores especialistas, mestres ou doutores), sendo pelo menos um deles da área de conhecimento do trabalho, podendo estes serem professores da URCAMP e/ou outra instituição de ensino.

Artigo 25 – A premiação em todos os eventos será distribuída com pelo menos um destaque, de acordo com as nove grandes áreas de Conhecimento, oficialmente utilizadas pelo CNPq e descritas no artigo 5º.

Artigo 26 – As decisões da Comissão Avaliadora serão sempre tomadas por maioria simples de votos, cabendo-lhe decidir todos os casos e questões, referentes ao julgamento, que se apresentem, ainda que não previstos neste regulamento.

Dos casos omissos

Artigo 27 – Questões eventualmente omissas no presente regulamento serão decididas entre a Coordenação do CONGREGA URCAMP 2017 e os membros da Comissão Técnico-Científica.

 

Modelo de template para a submissão clique aqui!!

Comissão Organizadora da 14ª Mostra de Iniciação Científica