Regulamento da 12ª Mostra de Iniciação Científica Júnior

Regulamento da 12ª Mostra de Iniciação Científica Júnior

REGULAMENTO DA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO – UNIVERSIDADE
DA REGIÃO DA CAMPANHA – CONGREGA URCAMP 2017 – MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1o. O presente regulamento tem por objetivo definir os critérios relativos às bolsas de estudo de ensino de graduação, na Universidade da Região da Campanha, concedidas aos estudantes premiados no sorteio realizado no CONGREGA URCAMP
2017 – 12a Mostra de Iniciação Científica Júnior, de acordo com os critérios definidos no Regulamento da 12a Mostra de Iniciação Científica Júnior, que tem por objetivo, fomentar entre os alunos do ensino médio a pesquisa, valorizando o desempenho dos melhores alunos com a concessão de bolsas, contribuindo financeiramente na continuidade de seus estudos.
§ 1o Serão concedidas 01 (uma) bolsa de estudo integral (100% de desconto na mensalidade) e 02 (duas) bolsas de estudo parciais (50% de desconto na mensalidade), aos
estudantes premiados no sorteio realizado durante o CONGREGA URCAMP 2017 – 12a MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR, de acordo com os critérios definidos no Regulamento da 12a Mostra de Iniciação Científica Júnior, para ingresso em qualquer um dos cursos de graduação oferecidos pela Universidade da Região da Campanha.
§ 2o A concessão das presentes bolsas de estudo não dispensam o premiado do cumprimento das exigências para ingresso na IES, seja através de vestibular ou utilização da
nota classificatória obtida no ENEM.
§ 3o O benefício aqui previsto (bolsa de estudo) é concedido para cada um dos semestres letivos, individualmente, até o término do curso, desde que respeitados os critérios
de concessão, utilização e renovação previstos neste Regulamento.
§ 4o Deverão ser respeitados os prazos previstos para matricula e rematrícula, bem como ser entregue toda a documentação exigida pela IES.

CAPÍTULO II CRITÉRIOS DE UTILIZAÇÃO, RENOVAÇÃO E PERDA DA BOLSA DE ESTUDOS

Art. 2o. O prazo para início da utilização da bolsa de estudo será imediatamente após a conclusão do ensino médio pelo premiado.
§1o. A IES não é responsável em caso de não oferecimento ou não formação de turma no curso escolhido pelo estudante, caso em que a utilização da bolsa será prorrogada
para o semestre seguinte.
§2o. A validade da bolsa para início de sua utilização será até o 1o semestre/2020.
Art. 3o. O estudante deverá estar devidamente matriculado no semestre cheio, isto é, em todas as disciplinas previstas na grade curricular do semestre do curso escolhido.
Art. 4o. Se a bolsa de estudo concedida for parcial (50% de desconto na mensalidade), caberá ao aluno o pagamento do valor restante.
§ 1o. O prazo para pagamento das mensalidades com o benefício da bolsa parcial (50%) será até o dia 05 (cinco) de cada mês. Após o vencimento incidirá multa de 2% e juro
de 1% a.m.
§ 2o Na hipótese de inadimplência fica impedida a renovação da bolsa de estudo até o pagamento ou repactuação do débito do aluno.
§ 3o Sob nenhuma hipótese é permitida a acumulação de bolsas, descontos e/ou incentivos, cabendo ao aluno a opção pelo que melhor lhe aprouver.
Art. 5o. O estudante perderá o direito à bolsa nos seguintes casos:
I – trancamento de matrícula, transferência para outra IES, ou desistência do curso;
II – tiver índice de aproveitamento menor que 75% de frequência, no curso escolhido;
III – que reprovar em qualquer das disciplinas em que estiver regularmente
matriculado;
IV – que infringir normas de conduta Ética, ou disposições previstas no Estatuto e/ou
Regimento Interno da IES e;
V – se constatado fraude ou má fé nas informações ou documentos apresentados a IES.
Art. 6o. Os estudantes excluídos do programa de bolsas, desistentes ou não matriculados, não poderão ser substituídos.

CAPÍTULO III DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 7o Só serão avaliadas e definidas as solicitações que atenderem às exigências deste Regulamento.
Art. 8o O presente Regulamento entra em vigor na data de sua publicação.

Bagé, 20 de outubro de 2017.
Lia Maria Herzer Quintana
Reitora da URCAMP/ Presidente da FAT

Regulamento da 12ª Mostra de Iniciação Científica Júnior

Do Evento, dos objetivos e da organização

Art. 1º – A Pró-Reitoria de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão – PROIPPEX, da Universidade da Região da Campanha – URCAMP, com sede em Bagé-RS, no uso de suas atribuições e por meio do presente regulamento, estabelece as normas e condições para inscrição de trabalhos na 12º Mostra de Iniciação Científica Júnior, Evento do CONGREGA URCAMP 2017, que se realizará nos dias 23 e 24 de outubro, durante a Feira das Profissões, na URCAMP – CAMPUS BAGÉ.

Art. 2º – O evento, promovido pela URCAMP, possui uma Comissão Organizadora e uma Comissão Técnico-Científica constituídas por membros da comunidade acadêmica da Instituição, e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – PROIPPEX e será regido por este Regulamento.

Art. 3º – O CONGREGA URCAMP 2017 tem como objetivo geral ser um evento abrangente, de divulgação de pesquisa e de extensão, aberto para a submissão e apresentação de trabalhos de ordens diversas, produzidos em diferentes instituições.

Art. 4º – A 12ª Mostra de Iniciação Cientifica Júnior é um evento inovador, no sentido de trazer à luz e à integração os trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas escolas de Ensino Médio e Técnico de estudantes em processos de pesquisa científica, incentivar a continuidade desses projetos e o engajamento de novos estudantes.

Da participação

Art. 5º – Poderão participar do CONGREGA URCAMP 2017 e inscrever trabalhos como autor(es) na MIC Jr., exclusivamente:

  1. Aluno(s) do Ensino Médio;

  2. Aluno(s) de Curso(s) Técnico(s) de nível médio.

Da inscrição de trabalhos

Art. 6º – A inscrição deverá ser feita somente por meio de formulário específico encontrado no site do CONGREGA URCAMP 2017, conforme programação, valendo para tal a data do envio do trabalho e de todas as informações necessárias, obedecendo aos seguintes requisitos:

I – Os autores preencherão os dados referentes ao trabalho;

II – Cada trabalho deverá ser inscrito, individualmente, por um dos autores, ficando expressamente vetadas inscrições múltiplas de um mesmo trabalho.

§1º – O número mínimo de participantes deverá ser de 3 (três) alunos e o número máximo de participantes por trabalho inscrito deverá ser de 8 (oito) alunos, mais 1 (um) professor orientador.

§2º – Os autores e co-autores são responsáveis pela veracidade e correção das informações referentes à titulação e dados de identificação dos autores do trabalho inscrito.

§3º – Um mesmo autor poderá inscrever no máximo 02 (dois) trabalhos, como autor principal, devendo, para isso, proceder de forma isolada e distinta a inscrição de cada um deles.

§4º – É vetada a inscrição de mais de um professor na condição de orientador do trabalho, bem como, a participação de professor como co-autor.

Art. 7º – O pagamento da taxa de inscrição no evento autoriza o participante a submissão e avaliação de trabalhos.

Art. 8º – O(s) autor(es), no ato da inscrição, desde logo autoriza(m), sem encargos de qualquer natureza, a URCAMP – Universidade da Região da Campanha, a publicar seu(s) trabalho(s) no site, nos Anais do CONGREGA URCAMP 2017 e em quaisquer outros meios de divulgação.

Art. 9º – As inscrições incompletas serão desconsideradas.

Art. 10 – A apresentação da inscrição implica na concordância e aceitação de todas as cláusulas e condições do presente Regulamento, por parte do(s) inscrito(s).

Das normas do trabalho

Art. 11 – Os trabalhos deverão seguir as seguintes exigências de apresentação e formatação:

I – Introdução (justificativa e objetivos);

II – Desenvolvimento (metodologia, recursos utilizados e resultados);

III – Conclusão/Considerações Finais;

IV – O resumo não deverá ultrapassar o limite de 3000 caracteres e deve conter o número máximo de três (03) palavras-chave.

Art. 12 O tema dos trabalhos submetidos a 12ª Mostra de Iniciação Científica Jr. deve estar inserida em uma das seguintes áreas do conhecimento:

  1. Ciências Humanas;

  2. Ciências Sociais Aplicadas;

  3. Ciências da Terra;

  4. Ciências Biológicas;

  5. Ciências da Saúde;

  6. Ciências Agrárias e/ou Saúde Animal;

  7. Engenharias;

  8. Linguística, Letras e Artes;

  9. Outras áreas.

Da seleção de trabalhos e divulgação dos resultados

Art. 13 – Os trabalhos recebidos serão encaminhados à Comissão Técnico-Científica, sem a identificação dos autores, e serão avaliados por uma banca de 2 (dois) avaliadores selecionados entre o corpo docente da URCAMP, obedecendo ao princípio do duplo cego, ou seja, um avaliador não toma conhecimento da avaliação do outro, dentro dos critérios específicos para cada um dos eventos.

Art. 14 – Os trabalhos de Iniciação Científica Jr. deverão atender aos seguintes requisitos:

I – criatividade;

II – importância do tema escolhido;

III – adequação às normas do Evento;

IV – domínio do assunto;

V – qualidade da pesquisa (Metodologias, Referências e Resultados);

Art. 15 – Encerradas as inscrições e avaliados os trabalhos, o resultado da seleção dos mesmos será divulgado no site do CONGREGA URCAMP 2017.

§1º – Após a comunicação da seleção, os autores dos trabalhos selecionados deverão confeccionar o Pôster correspondente, de acordo com as normas desse regulamento e modelo disponibilizado no site.

§2º – Os trabalhos reprovados pela Comissão Avaliadora serão automaticamente desconsiderados e os arquivos serão excluídos.

Da apresentação dos trabalhos selecionados e da avaliação

Art. 16 – O trabalho na Mostra de Iniciação Científica Júnior poderá ser apresentado sob a forma de pôster e, se for o caso, demonstração do trabalho.

Parágrafo Único: Além do pôster os trabalhos poderão ser apresentados, utilizando recursos materiais e tecnológicos, tais como notebook, maquetes, experimentos, entre outros, sendo que é de responsabilidade dos integrantes do grupo providenciar todos os recursos necessários para apresentação do trabalho.

Art. 17 – A fixação e retirada do pôster, no suporte ou espaço indicado pela organização, é de responsabilidade dos autores.

Art. 18 – Durante a realização da Mic Jr, os pôsteres deverão ficar expostos no período previamente determinado pela Comissão Organizadora.

Parágrafo Único: As datas, horários e locais de fixação, apresentação e retirada dos pôsteres serão publicados no site www.congrega.urcamp.edu.br.

Art. 19 – Durante a sessão de pôsteres, os autores e co-autores deverão realizar a apresentação oral do seu trabalho aos visitantes.

Art. 20 – Os autores e co-autores do trabalho terão 10 minutos para a apresentação oral do seu trabalho à comissão avaliadora.

Parágrafo Único: Para fins da participação na eventual premiação:

I – As apresentações orais deverão conter os mesmos elementos do resumo;

II – Os autores e co-autores deverão apresentar o trabalho em conjunto na apresentação oral.

Art. 21 – A impressão do pôster deverá ser em uma única lâmina nas dimensões de 90cm (noventa centímetros) de largura e 120cm (cento e vinte centímetros) de altura conforme modelo disponível na página do evento.

Art. 22 – A Comissão Avaliadora dos trabalhos de Iniciação Científica Jr., será composta por pelo menos 02 dois professores, da Universidade da Região da Campanha – URCAMP e/ou de outra instituição de ensino superior, de pesquisa ou de extensão e deverá observar os critérios abaixo:

  1. Pontualidade;

  2. Postura;

  3. Capacidade de expressão;

  4. Domínio do conteúdo;

  5. Organização e apresentação do trabalho em grupo;

  6. estrutura e organização do pôster.

Do Prêmio e do julgamento

Art. 23 – Estão vetados de participar do Prêmio Mostra de Iniciação Científica Júnior CONGREGA URCAMP 2017:

I – Trabalhos que não apresentem professor orientador;

II – Trabalhos com mais de 9 integrantes, incluindo o professor orientador;

III – Co-autores que não estiverem inscritos no Evento.

Art. 24 A avaliação dos trabalhos de Iniciação Científica Jr., para fins de premiação, será o resultado da média entre a avaliação do conteúdo escrito do trabalho apresentado – avaliação web, de acordo com critérios especificados no Art. 11, e com resultado da apresentação oral – avaliação in loco, de acordo com os critérios especificados no Art. 23.

Art. 25 – A premiação da 12ª Mostra de Iniciação Cientifica Júnior, será formada por:

I – sorteio de uma bolsa integral de estudo de ensino de graduação, na Universidade da Região da Campanha;

II – sorteio de duas bolsas parciais de estudo (50% de desconto) de ensino de graduação, na Universidade da Região da Campanha;

III – medalhas para os alunos dos trabalhos destaque até terceiro lugar de classificação por nota.

Art. 26 A realização do sorteio das bolsas se dará no local do evento, no dia 25 de outubro de 2017, às 19 horas, do qual participarão os autores e co-autores, inscritos no Evento, dos trabalhos que obtiverem média superior a 9,0 (nove) nas avaliações web e in loco, e que concordarem com as normas estabelecidas para a concessão de bolsa de estudo. Os participantes devem estar presentes no local, data e hora previstas para a realização do sorteio. É de inteira responsabilidade dos mesmos, quando solicitados, depositar suas identificações na urna. A reitora ou sua representante fará o sorteio.

Art. 27Em caso de situações de empate, situações adversas durante a apresentação, ausência ou incapacidade de avaliação e situações críticas, as decisões da Comissão Técnico-Científica serão, sempre, tomadas por maioria, cabendo-lhe decidir todos os casos e questões, referentes ao julgamento, que se apresentem, ainda que não previstos neste regulamento.

Art. 28Será reconhecido com o Troféu de Mérito Institucional, o professor orientador que tiver o maior número de trabalhos classificados com média igual ou superior a 8,0 (oito), nesta modalidade.

Art. 29 – A Comissão Avaliadora poderá, tomando conhecimento de qualquer violação aos dispositivos do presente regulamento, a qualquer momento, mesmo após a divulgação dos resultados, anular a premiação tornando pública essa irregularidade.

Dos casos omissos

Art. 30 – Quaisquer questões omissas no presente regulamento quanto à eliminação de trabalhos e/ou premiação serão decididas pela Coordenação do CONGREGA URCAMP 2017 e os membros da Comissão Técnico-Científica.

Comissão Organizadora da 12ª Mostra de Iniciação Científica Júnior