Minicursos

Minicursos

O Congrega 2017 conta com 94 minicursos distribuídos nas distintas áreas do conhecimento, sendo os mesmos propostos por profissionais e pesquisadores das instituições URCAMP, UFSM, UNIPAMPA, ULBRA, UFPEL, UFRGS, ASCASR, IFSUL, UDESC, EPAGRI, UP, IFF-CA, UNINOVE, UFCSPA, CLINIPAMPA e Cervejaria Mão Preta. Dentre temáticas inovadoras para essa edição salienta-se os minicursos Caminhos das águas – conversando com patrimônios, águas e gentes; Degustação de Cerveja; Curso Essencial de Vinhos; Apresentações de alto impacto com Prezi; O uso de rituais terapêuticos no atendimento de casais e famílias; Como se faz um leitor: o problema da leitura nos dias de hoje; Estética Contemporâneas e Ação Cultura; Estratégias para execução e avaliação de experimentos de propagação de espécies nativas do Bioma Pampa; Análise sensorial no desenvolvimento e na qualidade de produtos, técnicas e práticas; Avanços no tratamento de sementes: “On Farm” x tratamento industrial de sementes; Fungos fitopatogênicos associados às sementes de arroz e soja; Ostomias e feridas relacionadas ao câncer e suas interferências na autoimagem do paciente oncológico; Programação em Matlab/Octave; O uso das redes sociais na comunicação pública: limites e possibilidades.

Ainda, estão previstas duas oficinas vinculas a condição de inclusão, em que o participante não necessita estar inscrito no evento para participar, sendo as mesmas Oficina de Inclusão Digital: Aplicando a informática através do uso de software educacional para pessoas com necessidades especiais e Oficina de Libras. Também oficina de dança e sessões do planetário da Unipampa estarão ocorrendo durante a programação.

Os minicursos estarão ocorrendo em sua maioria no Corujão a partir do dia 23 de outubro, sendo alguns também ministrados no Campus Rural da IES e laboratórios do Prédio Central. A comissão organizadora é composta pelas professoras Ana Paula Simões Menezes, Graciela Maldaner, Patricia Marino e Rosete Kohn.